Projeto premiado na 13a edição do Concurso Inovação na Gestão Pública (ENAP/MPOG 2009), o Sistema Nacional de Gestão de Atividades de Criminalística foi concebido e desenvolvido com o intuito de racionalizar o acesso à informação, melhorar o desempenho do trabalho pericial e facilitar a administração centralizada da perícia na Polícia Federal (PF). O sistema acompanha o trabalho dos setores de criminalística desde a chegada do expediente de serviço até a liberação do laudo
Especialista em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações pela Universidade de Brasília; Mestre em Engenharia de Software e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os anos de 2015 e 2016, foi premiado nos concursos INOVApps do Ministério das Comunicações; Hackathon LabPI do Ministério da Justiça; e Desafio de Aplicativos Cívicos do TCU. Tem experiência em Desenvolvimento de Software (Ferramentas CASE), sendo um dos criadores do Dr.CASE. Trabalhou em startup americana na área de IA, atuando como Consultor para projetos no Brasil e nos EUA. Atuou como Analista de TI do BACEN e desde 2002 atua como Perito Criminal Federal.
Painel para Acompanhamento de Projetos e Ações Baseado no Redmine
10h00 José Neto (TJ-PB)
Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e MBA em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de João Pessoa. É certificado em Java Programmer (SCJP), Requirements Engineering (CPRE), ITIL, COBIT e ISO/IEC 20000. Tem experiência como engenheiro de software, atuando como desenvolvedor de aplicações web, analista de requisitos, líder técnico de desenvolvimento, arquiteto de software e gerente de projetos. É professor de cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas e governança de TI. Atualmente é gerente da unidade de desenvolvimento de sistemas do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Coffee break / networking I
10h30
Momento cultural I - Coral do TCE
11h00 Sob a regência do Maestro João Gurgel (TCE)
Esteira de entrega contínua na Dataprev: um caso prático
11h30 Filipe Marques (Dataprev)
Fornecer soluções de TIC para a execução e o aprimoramento das políticas sociais do Estado brasileiro", essa é a missão da Dataprev. Alcançar tal missão, num contexto de larga escala e amplo alcance social, com times distribuídos e multidisciplinares trabalhando em produtos compartilhados, representa um grande desafio. Maior ainda se considerarmos as crescentes pressões por entregas mais rápidas e frequentes. Diante desse cenário, a Dataprev vem, nos últimos anos, investindo em práticas ágeis de desenvolvimento e de DEVOPS, automatizando uma série de processos de desenvolvimento/implantação. Um deles, a esteira de entrega contínua, nada mais é que um conjunto de princípios e práticas que objetiva tornar apto para disponibilizar em produção, novas funcionalidades ou correções, de forma rápida e com baixo risco. O objetivo desta apresentação é apresentar, na prática, a esteira de entrega contínua na Dataprev, seus resultados e números.
Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui MBAs em Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial, ambos pela FGV. É Certified ScrumMaster, pela Scrum Alliance, e certificado PMP e RMP, pelo PMI. Tem experiência como professor de cursos de graduação e pós-graduação da área de Computação. Possui mais de 14 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação (TI). Atualmente é Analista de TI na Dataprev, onde é responsável pela área de manutenção de produtos de software.
Intervalo para Almoço
12h00
Momento "Open Spaces" I
14h00
Identidades digitais, uma nova era no controle antifraude
14h30 Carlos Henrique (Serpro)
Identidades digitais, uma nova era no controle antifraude, cujos produtos abordados englobam:
- PROID - Identidade Profissional Digital
- CDT - Carteira Digital de Trânsito
- NEOID - Certificado Digital em Nuvem
- VIO - Tecnologias permiti que cidadãos e empresas chequem, de forma ágil e segura, a autenticidade de um documento
Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco. Graduado em Ciência da Computação. Atualmente é Analista de Negócios do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Professor do MBA em Gestão de Projetos da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Momento patrocinador PPN / SAS
15h00
Coffee break e networking II
15h30
Quais impactos uma organização tem ao analisar indicadores de TI e governança?
16h00 Michael Luiz (serpro)
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Relacionamento com Cliente. Já atuou em empresas de governo como Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais) na gestão de processo e empresas do mercado privado como líder de projeto. Atualmente exerce o cargo de analista no time de gestão de incidentes da Superintendência de Desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A Segurança da Informação em apoio à Inteligência Cibernética de Estado
16h30 Bruno Albuquerque (ABIN)
Oficial Técnico de Inteligência, atualmente lotado na Coordenação de Inteligência e Análise Cibernética do CEPESC/ABIN. É bacharel em Ciência da Computação pela UFMS e especializado em Perícia Digital pela Universidade Católica de Brasília. Já atuou em atividades de Pentest, Resposta a Incidentes, Threat Hunting e Compromise Assessment em bancos e em órgãos da Administração pública federal, como ABIN, Anatel e STJ.
Encerramento
17h00
Extraweb - Terminal de acesso ao sistema SIAF com solução de impressão integrada
08h30 Francisco de Assis (Codata)
Diferente das antigas soluções que necessitavam da instalação de um software específico para acesso a terminal e impressão de documentos, o Extraweb é uma ferramenta que permite ao usuário acessar o Sistema de Administração Financeira (SIAF) de qualquer máquina que possua acesso a Internet e navegador web instalado, além de prover recursos segurança e auditoria antes inexistentes.
Graduado em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e especialista em Segurança da Informação pela Faculdades Integradas de Patos. Atualmente é Analista de Redes da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba.
Segurança do sistema eletrônico de votação brasileiro
09h00 José Cassimiro Júnior (TRE-PB)
Momento cultural II - Escola Especial de Música Juarez Johnson
9h30
É a primeira escola de música do Brasil voltada exclusivamente para alunos com deficiência, possui uma equipe multifuncional da qual fazem parte músicos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta e enfermeira. Tem como missão a inclusão social e cidadã por meio da musicalização para piano, violino, violoncelo e em breve percussão de crianças e jovens com Síndrome de Down, Autismo, Síndrome Asperger, mutismo, hidrocefalia, entre outras. Atende a crianças e jovens, com idade a partir de um ano.
Coffee break / networking III
10h00
O uso da Ciência de dados na definição de tipologias de Auditoria governamental: o caso do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
11h00 Josedilton Diniz (TCE-PB)
Apresentação de um estudo de caso sobre aquisição de combustíveis na Paraíba dada a ampla discricionariedade na definição do orçamento destinado para este tipo de despesa. O objetivo é apresentar a forma como o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba tem utilizado técnicas de mineração de texto e de dados e inteligência artificial no processo de definição de tipologias de auditoria governamental. Assim, no caso concreto utilizou-se de métrica para estimar potenciais desperdícios de recursos públicos, a partir do confronto entre as necessidades da sociedade por determinado serviço e os custos incorridos para sua prestação. A abordagem proposta é inovadora na área, especificamente, de fiscalização de gastos públicos por assegurar que as unidades com ineficiência sejam analisadas sob três critérios: taxa de desperdício, recorrência de dominações e similaridade contextual das unidades benchmarking.
Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, especialista em Auditoria Contábil, Graduado em Ciências Contábeis e em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de contabilidade, auditoria e finanças públicas e ciências de dados. Atualmente, é Professor da Universidade Federal da Paraíba na graduação e no Programa de pós-graduação. É Auditor de Contas Publicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, responsável pela gestão da informação.
Momento patrocinador - Engerede / Hikvision
11h30
Intervalo para Almoço
12h00
Inovação na Dataprev
14h00 William Veronesi (Dataprev)
A Dataprev, empresa pública de TI com foco em políticas públicas aos cidadãos brasileiros, na busca constante de inovação decidiu em março de 2018 criar uma estrutura regimental focada no fomento e na construção de soluções inovadoras visando a digitalização dos serviços prestados aos cidadãos. Para isso, foi criado um *framework* de gestão da inovação na empresa com os objetivos de capturar, validar, construir iniciativas e formalizar parcerias com entes públicos e privados. A apresentação mostrará alguns casos de sucesso de inovação como o Hackathon 2018 e uso de Blockchain no âmbito do governo federal.
Graduado em Ciência da Computação e Gestão de TI. É servidor público federal de carreira desde 2004. Tem experiência em gestão de projetos, equipes e serviços. Desde 2011 está cedido a Dataprev e atualmente está a frente do Departamento de Inovação onde é responsável por fomentar a cultura de inovação dentro da empresa. Em 2018, a equipe de inovação, sob sua gestão, participou da promoção do maior Hackathon que a empresa já teve além de conceber e publicar duas soluções inovadoras.
Guerra dos mundos: mídia horizontal e as fake news
14h30 Carlos Eduardo (UFPB)
Qual o impacto na sociedade brasileira da propagação massiva de notícias falsas através das redes sociais? Só os historiadores do futuro poderão fornecer uma resposta para este tipo de questionamento e agora, para melhor compreender o fenômeno e tentar mitigar seus efeitos, é preciso entender seus diferentes aspectos. A palestra versa sobre aspectos fundamentais para a existência desse problema sob a ótica da tecnologia da informação, analisando questões acerca do funcionamento dos mecanismos que são utilizados para a propagação desse tipo de conteúdo, além do que tem sido feito para dificultar a divulgação de notícias falsas.
Doutor em Informática pela PUC-Rio. Mestre em Informática pela UFPB. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Informática da UFPBA.
Stands + Espaço Cidadania Digital
15h00
Portal da Cidadania
15h30 Krol Jânio (Codata)
Diretor Presidente da CODATA - Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba. Possui graduação em Ciência da Computação. Pós-Graduação em Redes de Computadores, Pós-Graduação Direito Administrativo e Gestão Pública, ampla experiência e conhecimento em CMS - Content Management Systems e aplicações WEB. Gestor Público desde janeiro de 2011.
A Era da Inteligência Artificial
16h00 Roberto Florentino (Partner Google Cloud)
Advogado e empresário. Especializado na área pública, há mais de 18 anos, assessorando fabricantes de tecnologia nos Mercados de Governo e Privado. É sócio da empresa RW3 Tecnologia e atualmente representa a Google Inc. como Google Cloud Premier Partner.